terça-feira, maio 29, 2007

Vinicius de Moraes



"É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe!"




Hoje, finalmente, consegui assistir ao documentário "Vinicius: quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?", que eu comprei há mais de um ano atrás.
Para quem não conhece a história desse poeta/músico, vale muito a pena. Por conhecer, principalmente, o tamanho da obra e legado que ele nos deixou. O cara não era nenhum santo, óbvio - prum cara que casou NOVE vezes...
Não vou fazer crítica do documentário aqui, nem cabe - meu conhecimento cultural é altamente limitado no quesito "MPB".
Vou comentar apenas um fato que muito me chamou a atenção: o fato de que, segundo os entrevistados, ele não era o que parecia (de trocar de mulher a cada 15 dias, e com facilidade).
Pelo contrário. Segundo eles, Vinicius morreu "frustrado" por nunca ter encontrado o que queria... isso, fica claro nos versos "Que não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure"... ou seja, ele buscava o amor eterno, a mulher eterna - mas sabia que isso não existia, pois o amor é chama que se apaga.
Nos comentários de Tônia Carrero, ele sempre precisava do arder dessa "chama", isso o fazia feliz, completo!!!

Talvez as pessoas não entendam isso. Outros diriam que ele era apenas um picareta. Ou que ele não valorizava as mulheres - o que era um absurdo, considerando que para ele, boa parte de sua alegria era valorizar a mulher - pombas, "Garota de Ipanema" é do cara cazzo!
Ver que alguém como meu xará carioca precisava da chama ardendo em seu peito, faz o blogueiro achar que ele não é tão piegas o quanto parece...


Tempo: 124 minutos

Cor: Colorido

Ano de Lançamento: 2007

Recomendação: 12 anos

Região do DVD: Região 4

Legenda: Português, Inglês, Espanhol

Idiomas / Sistema de Som: Português - Dolby Digital 5.1Português - Dolby Digital 2.0

Saravá!

Nenhum comentário: