quinta-feira, abril 29, 2010

Sobre abraços

Quantos abraços você já recebeu?
Já parou pra pensar nisso? Eu nunca tinha parado pra isso não... mas tem gesto mais universal que o abraço? Não me lembro de algo que tenha tantos significados diferentes e esteja presente em tantas culturas quanto posso me lembrar neste momento.
Foi num lance meio "jogado" da vida que eu comecei a prestar atenção no abraço. Numa coisa meio rotineira que percebi o quão importante é esse treco.
Comecei a lembrar dos abraços que recebi, como cada um dizia uma coisa diferente mesmo se tratando do mesmo gesto. Exatamente o mesmo movimento: ser recebido entre os membros superiores e o tronco de um igual pode ser tão significativo e tão forte, mesmo sendo usado em situações completamente diferentes, com resultados tão heterogêneos. Não há gesto de gratidão maior e mais completo que um abraço! Não há gesto mais fraternal que um desses!
Eu acho incrível essa coisa de abraço. Fiquei pensando nos abraços mais fortes que eu já dei em alguém e o quanto eles foram importantes para mim, o quanto me marcaram. É pobreza de espírito ficar procurando unidades de medida para a vida... mas quando quisermos fazer um "ponto de checagem", o abraço é um bom peso. Diz aí, quantos abraços fortes, apertados e calorentos você já distribuiu?

Saravá!

Um comentário:

Patricia disse...

Abraço é poesia linda mesmo sem verso mesmo sem rima