terça-feira, setembro 09, 2008

FIlmes em atacado


Pois é, eis que na video(?)locadora perto da casa do Distinto Blogueiro tem promoção de segunda à quarta. Semana passada aluguei "Superbad - É hoje!", comédia que a princípio, não passava de cópia do American Pie... ou não.

Superbad é um filme engraçadíssimo. Tô falando sério! Ok, vá lá, as meninas talvez nem achem o filme tããão engraçado assim... mas o é.
Além das piadinhas com pênis, vaginas, blowjobs e coisas do tipo, tem ali uma história que só grandes amigos podem entender.

OK, começando do começo: Evan e Seth são amigos desde a infância. Enquanto o primeiro é um nerdezinho ajeitadinho e certinho, Seth é o gordinho rejeitado e que faz tudo de errado. Estão no último ano do colegial, prontinhos pra ir pra faculdade... ou quase isso. Afinal, são virgens! Rá!
Que original, não?
Sim, é original pra cacete! Porque isso funciona como um grande pretexto para contar uma história muito legal. Do amigo gordinho que não conseguiu passar na faculdade e vê o amigo magrelinho se virando bem com isso. Nesse meio tempo, a desgraça de um adolescente do sexo masculino (ok, o total desespero para 98% dos homens): as mulheres. Bicho esquisito sô...
O desenrolar do filme é muito engraçado, com o "McLovin" falsificando a identidade, obtendo um documento do Hawai (deve ser parecido com aqueles diplomas de medico do Amazonas...), apenas com primeiro nome.
Daí pra frente, é merda pra todo lado: gordinho que vai parar na festa do traficante (com camisa da seleção brasileira. É tráfico de drogas PESADAS, diga-se de passagem), policiais irresponsáveis e beberrões...
No fim, o filme me dá a impressão de falar não só com os adolescentes que estavam na sala do cinema. Ele mostra que um dia, todas as fases passam. Talvez a fase mais dolorosa para quem está se tornando adulto seja o dia em que abrimos mão da segurança dos amigos do colégio. Da segurança que a rotina do futebol, das aulas e colas de matemática, da segurança que só a cabeça avoada pode nos dar.

Já o segundo filme, "Ligeiramente Grávidos", tenha uma mensagem mais distante (para alguns). O roteiro conta a história do gordinho maconheiro-que-nao-come-ninguem, que nunca quis (nem tem) nada na vida. O unico objetivo dele é terminar seu site porno (ou erotico) e fumar seu bagulhinho...
Numa noite de bebedeira, ele encontra a gatinha loirinha, profissional da televisao com carreira em ascencao, saindo com a irmã mais velha para comemorar a promoção.
Resultado de sexo entre dois bebados? Um nenem, obvio!

Numa atitude de coragem, a menina resolve ter o bebe e conta com o tal do gordinho. Mas como que um gordinho irresponsavel pode assumir um negocio desses? Oras... pra que complicar! Ele entra de cabeça na historia e o filme mostra essa "transformacao" do menino em homem. So que na visao de um ex-gordinho-maconheiro-punheteiro hahahaha...

Por fim, fui atrás de quem era o dono da obra. São dois os roteiristas/diretores.
Pelo que li e concordei, eles ainda nao sabem o que serão quando crescer, qual o rumo que seus filmes tomarão. Mas se continuarem criando as personagens do jeito que o fizeram e contando suas histórias com tanta empolgação, qualquer lugar que chegarem estará certo.

Nenhum comentário: